segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Conheça as doenças transmitidas pelos pombos

Os pombos são animais muito comuns em todas as cidades, mas podem ser um perigo para a saúde humana porque podem transmitir várias doenças, conhecidas como zoonoses, como a criptococose ou a salmonelose, por exemplo.
pombos
No entanto, a transmissão deste tipo de doença ocorre principalmente através do estrume e, portanto, embora não seja necessário eliminar pombos, é necessário ter cuidado para evitar o contacto direto com as fezes. Além disso, é importante que as cidades limpem bem as suas excreções, porque quando estão secas, podem transformar-se em pó e, eventualmente, ser sugadas para os pulmões.

1. Criptococose

A criptococose é uma das principais doenças transmitidas por pombos urbanos e é causada por um fungo que vive e cresce nas fezes. Quando este fungo é respirado, infeta os pulmões, entretanto pode espalhar pelo organismo e até mesmo causar um tipo grave de meningite.
Sintomas possíveis: os mais frequentes são: falta de ar, espirros constantes, coriza, fraqueza e dor em todo o corpo.
O que fazer: você deve ir às urgências para confirmar o diagnóstico, os sintomas são semelhantes aos de muitas outras doenças, incluindo a gripe. Normalmente, o tratamento desta infecção é feito com o uso de medicamentos antifúngicos como fluconazol em casa.

2. Salmonelose

É sabido que a salmonelose é mais comum depois de comer alimentos mal lavados ou não preparados, a transmissão de Salmonella também pode ocorrer devido a excrementos de pombo. Isto porque quando as fezes secam e vêem a poeira, elas podem ser transportadas pelo vento para frutas e vegetais que, se não lavados corretamente, podem contaminar o corpo.
Possíveis sintomas: náuseas e vômitos durante mais de 24 horas, diarreia grave, febre baixa e dor de estômago constante.
O que fazer: na maioria das vezes os sintomas melhoram após 3 dias, e é apenas recomendado ficar em casa, comer refeições leves e beber muita água. No entanto, se os sintomas não melhorarem, deve consultar um médico.

3. Encefalite Viral

Saiba que os pombos são um dos reservatórios mais importantes de vírus como o vírus do Nilo Ocidental ou encefalite de São Luis. Estas doenças podem infectar o sistema nervoso e causar vários sintomas, incluindo perda de consciência e risco de morte. Este tipo de encefalite é transmitida por mosquitos, que, depois de picar pombos, pode morder humanos e transmitir o vírus.
Possíveis sintomas: eles variam de acordo com o vírus e gravidade, mas os sintomas comuns incluem dores de cabeça graves, febre alta e convulsões, por exemplo.
O que fazer: é recomendado ir imediatamente às urgências para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento apropriado, que geralmente inclui a utilização de antipiréticos, tais como acetaminofeno, e anticonvulsivantes, tais como carbamazepina.

4. E. coli

A E. coli, também conhecida como Escherichia coli, é uma bactéria que vive no intestino dos seres humanos, mas também está presente em grandes quantidades nas fezes dos pombos. Para evitar este tipo de infecção, é importante lavar as mãos depois de estar em um ambiente com pombos, como parques, por exemplo.
Possíveis sintomas: dor abdominal, fadiga excessiva, náuseas, vômitos e diarreia são comuns.
O que fazer: em muitos casos, esta infecção pode ser tratada em casa com descanso, água e comida leve. No entanto, se os sintomas são demasiado intensos, se piorarem ou se aparecerem em crianças ou idosos, é importante ir às urgências para começar a tomar medicação que melhora os sintomas enquanto o corpo está a combater a infecção.

5. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença altamente associada com fezes de gato, mas também pode ser transmitida por excrementos de pombo. Embora em pessoas saudáveis, o parasita não causa sintomas, em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, tais como mulheres grávidas, idosos ou crianças, pode causar uma infecção generalizada.
Sintomas possíveis: são muito semelhantes aos de uma constipação, incluindo febre, dores musculares generalizadas, fadiga e água no pescoço.
O que fazer: se houver suspeita de toxoplasmose, o médico de Clínica Geral deve ser consultado para iniciar o tratamento com antibióticos, especialmente espiramicina.

Entre em contato com a Haytec Desentupidora em Santos para lhe ajudar em seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário